segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Teoria secreta (Michel Pedroso)

Eu queria arrancar de dentro de mim teorias otimistas plenas de que tudo depende da nossa força de vontade, mas posso afirmar com certeza que, se fosse assim, muitas pessoas que eu conheço e, principalmente eu, estaría milionário. Para começar, cheques não vêm pelo correio.
Disseram em um livro, campeão de vendas, e um filme que eu loquei pensando que fosse algo bem diferente, que o grande “Segredo” da humanidade está em sermos capazes de definir o rumo de nossas vidas. Só esqueceram de mencionar as limitações físicas e estéticas reais das pessoas para certos propósitos, intelectuais para outros e a de oportunidades mesmo para outros. Uma garota de 1,55m de altura não irá se tornar uma Gisele Bundchen (nem a pau). Só falta dizer que aquela menina estava procurando aquela bala perdida. A realidade não é um filme norte-americano ao qual se resolve tudo através da computação gráfica.
Eles deviam ter escrito na parte do “como atrair dinheiro”, escreva um livro de alto ajuda dizendo tudo o que as pessoas desesperadas querem ouvir, coloque uma enorme publicidade em cima com um toque misterioso utilizando a fórmula mágica de Paulo Coelho para vender muito, e “foda-se” todas as pessoas que acreditaram nisso e se frustraram. Basta dizer que elas não se esforçaram o suficiente. Mas com certeza quem escreveu o livro não se frustrou, pelo menos financeiramente.
A vida das pessoas é como se fossem esferas derramadas em uma superfície irregular, onde, algumas irão rolar com facilidade e outras ficarão presas em buracos ou declives que as direcionarão para trás.
Ao contrário do que possa parecer, não estou afirmando que as pessoas não terão sucesso, apenas estou dizendo que essa briga é muito mais difícil do que querem fazer parecer, que a frustração será sinônimo de baixas nessa guerra, mas faça o melhor de si que talvez seja suficiente. E se não for, descubra para o que você foi feito e faça o melhor de si novamente. Você não terá mais dúvida e estará realizado naquilo que estiver fazendo.

Nenhum comentário: